Quarta, 04 Setembro 2019 09:11

SETEMBRO AMARELO, MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

O suicídio é um ato evitável, a abertura ao diálogo e a compreensão das razões que levam alguém a ceifar a própria vida podem reverter esse quadro.  Além disso, o suicídio pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, incluindo crianças, por isso é preciso ter atenção redobrada a qualquer mudança de comportamento. Sabe-se o Município de Governador Jorge Teixeira vem enfrentando casos frequentes de suicídio, Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos suicídios podem ser prevenidos, desde que existam condições mínimas para oferta de ajuda profissional ou voluntária, como derrubar tabus, abrir espaços para discussões e compartilhar informações sobre o tema e criar uma rede de cuidados atenta e pronta para escutar e acolher.

Desta forma, a Prefeitura do município participa do “Setembro Amarelo” por meio de ações das secretarias de Saúde, Assistência Social e Gabinete do Prefeito.

A Secretaria de gabinete do Prefeito, representada pelo Sr. João Alves Siqueira, iniciou ações de conscientização no município através das redes sociais e site oficial.

Já as equipes da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social, intensificarão as ações de promoção de saúde, prevenção e atenção integral, relacionadas ao suicídio, com o objetivo de disseminar informações técnicas sobre acolhimento, onde buscar ajuda, os sinais de alerta, o encaminhamento responsável e articulação de rede. As atividades a serem desenvolvidas serão divulgadas em breve nos canais oficiais.