Terça, 12 Novembro 2019 13:37

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Governador Jorge Teixeira, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) através do Setor de Alimentação Escolar (SAE) promoveu no mês de outubro do corrente ano a SEMANA DA ALIMENTAÇÃO em todas as escolas da rede municipal.

SEMANA DA ALIMNETAÇÃO é um projeto inserido no calendário escolar desenvolvido pelo SAE e PNAE e que no nosso município tem como responsável técnico a Nutricionista Sra Lígia S. Onezorg, o programa tem como objetivo envolver todos os alunos, professores e diretores da rede de ensino municipal, em busca de melhorar a alimentação e consequentemente o desenvolvimento escolar e qualidade de vida. São atuações de Educação Alimentar e Nutricional que contribui para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações e da oferta de refeições que supre as necessidades nutricionais durante o período letivo. Visando limitar a oferta e o consumo de alimentos industrializados e de baixo valor nutricional, ricos em açúcar, gordura e sal.

foram desenvolvidas atividades de orientações aos alunos, como cartinha na mochila dos alunos da creche, semáforo da alimentação e estudo do rótulo (informação nutricional) dos alimentos industrializados. Em cada modalidade de ensino foi trabalho de uma forma diferente, adequando a cada faixa etária a inserção do assunto. Os alunos também trabalharam em sala de aula juntamente com seus professores e organizado pela direção das escolas. Nessa ocasião, o SAE aproveitou para realizar a avaliação antropométrica (estatura e peso) de todos os escolares, a fim de alcançar o diagnóstico nutricional. O aluno que classificar fora da curva de avaliação recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) será trabalhado de forma mais direta para evitar a desnutrição e a obesidade infantil.